quinta-feira, 23 de junho de 2011

Compliance with treatment: related-issues and insights for pharmacist intervention.

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão ISSN 1984-8250

Resumo

SILVA, Nilcéia Lopes da; RIBEIRO, Eliane; NAVARRO, João Luis e ZANINI, Antonio Carlos. Compliance with treatment: related-issues and insights for pharmacist intervention. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2011, vol.47, n.1, pp. 1-12. ISSN 1984-8250. doi: 10.1590/S1984-82502011000100002.
A baixa adesão dos pacientes ao tratamento medicamentoso de doenças crônicas continua sendo um dos maiores desafios da medicina, por comprometer a efetividade do tratamento, repercutindo na qualidade de vida, aumentando os gastos com saúde e diminuindo a produtividade do indivíduo doente. O tema adesão é tão relevante para a prática clínica quanto complexo, a começar pelas tentativas de adoção de uma terminologia que expresse com exatidão o seu significado. Além disso, vários métodos para sua determinação foram estabelecidos sem, contudo, se chegar a um consenso sobre qual seria o "ótimo". Adicionalmente, as condições socioeconômicas, as características da doença, os tratamentos empregados, o sistema de saúde e seus profissionais ou o próprio paciente são alguns dos distintos fatores que influenciam, simultaneamente, o nível de adesão do paciente ao tratamento. Neste cenário de alta complexidade, intervenções realizadas pelo profissional farmacêutico têm sido apontadas como estratégias efetivas para o aumento dos níveis de adesão do paciente ao tratamento. Os objetivos deste artigo são: (1) fornecer aos farmacêuticos algumas informacões úteis relacionadas ao assunto adesão tais como: terminologia e definições, métodos para medir adesão e persistência, fatores influenciadores e impacto da baixa adesão; (2) fornecer algumas idéias a respeito de como estes profissionais de saúde podem efetivamente contribuir para a melhora dos níveis de adesão.
Palavras-chave : Tratamento medicamentoso [adesão]; Medicamentos [uso]; Doenças crônicas [tratamento]; Farmacêutico [intervenções].

Acesse a matéria em inglês (PDF) clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário